sábado, 13 de dezembro de 2008

O COELHO ANÃO
















Historia – O coelho anão é uma miniatura de coelho. O que lhe falta em tamanho, desenvolveu-se na popularidade que adquiriu. O anão holandês é uma raça bastante recente dentro dos aficionados dos coelhos. É proveniente da Holanda, e apareceu em 1947. A sua origem é um pouco incerta, diz-se que o coelho anão é o resultado dum cruzamento entre um pequeno coelho selvagem e o Dapper Polish. O Dapper era uma raça bastante popular antes da segunda Guerra Mundial.
O coelho anão foi bastante aperfeiçoado antes de ser exportado para a Inglaterra. Só em 1969 é que este animal foi visto em exposições nos Estados Unidos.
Descrição do animal – O coelho anão atinge em adulto um peso que pode variar entre as 700gr e um 1,5Kg. Possui um corpo baixo, compacto e redondo. A cabeça é grande em relação ao corpo, com uma testa e focinho largos. Os olhos são grandes e ligeiramente salientes. Existe em várias cores e padrões (Albino, branco e preto, agouti, tan, holandês, hotot, arlequim, siames, etc.)

Alojamento – A gaiola convém ter um tamanho razoável, para que o animal se possa movimentar a vontade. No fundo deve colocar-se um material próprio como madeira prensada . Esta necessitam de ser trocada com regularidade(de 5 em 5 dias) nunca esquecendo de lavar a base afim de evitar o aparecimento de doenças.

Acessórios – Para a comida devemos colocar um comedouro em barro ou em louça. Para a água existem biberões próprios.
Os coelhos gostam de dormir dentro de casinhas.
Existem também alguns brinquedos para eles.

Alimentação - Existe no mercado alimentação própria para coelhos anões. À sua ração diária convém adicionar legumes frescos. Diariamente pode dar, cenouras, talo de couve, salsa e rebentos de aipo.
Uma vez por semana deve-se dar pão torrado, é bom para o desgaste dos dentes. Pode-se também dar uma vez por semana um quarto de uma maça ou pêra.

Durante a gestação deve-se dar um complemento de cálcio e vitaminas.
Dar feno diariamente.

Reprodução- os coelhos anões é por volta dos 8 meses. Estão quase sempre aptos a acasalar durante todo o ano.
O acto da cobrição dura no máximo 15 segundos, depois do macho cobrir a fêmea este solta um pequeno grito e cai para o lado, esgotado.
Se o acasalamento for feito numa gaiola, coloque sempre a fêmea na gaiola do macho e nunca o inverso.





As coelhas anãs mudam um pouco o seu comportamento durante a gestação. Ao 6º dia de gestação coloque dentro da gaiola um ninho em madeira e palha (ela irá levar a palha para dentro do ninho). Quando se aproxima do fim da gestação as coelhas arrancam os pêlos da barriga e forram o ninho com estes.

Evite pegar na coelha durante a gestação.
As coelhas dão à luz sozinhas.

Os coelhinhos nascem carecas, surdos e com os olhos fechados. Dormem todos juntos de modo a se manterem quentes. As mães dão de mamar 2 vezes por dia.
Entre a 7º e o 11º dias as crias começam a abrir os olhos e no corpo começam a aparecer os primeiros pêlos.



















Aos 15 dias começam a tentar sair do ninho no entanto continuam a mamar. Ao fim dum mês de vida estes começam a comer comida sólida.
Muito movimento na infância é essencial para fortalecer os músculos, coração e pulmões.

Maturidade sexual – atingem a maturidade sexual por volta das 12 semanas

Período de gestação – O período de gestação varia entre os 28 dias a 33 dias.

Número de ninhadas por ano –podem ter 2 a 3 ninhadas por ano.

Número de crias – em média 3 coelhinhos por ninhada.

Idade do desmame –são desmamados por volta dos 2 meses. No entanto a partir da 6ªsemana a digestão e os hábitos intestinais já começam a estar adaptados a comida sólida.

Cuidados e alertas – Não se deve colocar a gaiola em zonas de correntes de ar.
Tenha em atenção o crescimento dos dentes. Existem no nosso mercado materiais para ajudar a desgastar os dentes.

Nenhum comentário: